Como já dito, tomamos decisões a todo tempo, decisões que acontecem no nosso inconsciente, entretanto, nossa mente necessita de explicações lógicas para decidir por algo, ou seja, um porquê.
Existe um experimento, analisado por Robert Cialdini em seu livro Influence, onde temos uma pessoa pedindo para furar fila e usar uma máquina de xerox.
No primeiro momento, o rapaz chega e diz: “Tenho apenas 5 páginas, posso usar a máquina antes de você?” Com esta fala, 60% das pessoas permitem que ele passe à frente.
Já na segunda tentativa, ele muda a frase e diz: “Tenho cinco páginas. Posso usar a máquina de xerox porque estou com pressa?” Nesta tentativa, ele obteve 94% de aceitação. As pessoas se deparam com um pedido e um porquê, o que faz com que recebam melhor a solicitação.
Já num terceiro cenário, o pedido é feito da seguinte forma: “Tenho 5 páginas, posso usar a máquina antes de você porque eu preciso tirar cópias?”
Veja, esta não é uma razão muito convincente, pois todos ali precisam tirar cópias, entretanto, 93% das pessoas ainda permitiram que ele passasse à frente. É 33% a mais do que a primeira tentativa, aumento considerável com apenas uma mudança de discurso: ele deu um porquê.
Nos negócios, mostrar ao seu público uma razão, um porquê de você existir, convence mais do que apenas se apresentar e falar quem você é e o que você vende.
Nós, por exemplo, a Mark8 é uma agência de marketing digital e identidade visual e fazemos o que fazemos porque acreditamos nos sonhos dos nossos clientes e queremos participar da realização destes sonhos contribuindo com o que fazemos de melhor.