fbpx
identidade visual da marca
Saiba a importância de uma identidade de marca coerente
Descubra por que ter uma marca coerente pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio

Por Victor Matheus Amaral

Co-founder & Diretor de Criação

Saiba a importância de uma identidade de marca coerente

Se há um grande desafio que uma identidade visual possui é o de se tornar reconhecida mesmo que de relance, mesmo que por um mínimo instante. Elementos de identidade visual são usados com esse intuito, afinal o objetivo é trazer identidade e coerência. Criar experiências de marca unificadas e coerentes é o grande desafio para fazer com que uma marca seja reconhecida em diferentes pontos de contato.

Mas, o que são pontos de contato? 

Pontos de contato são todos os meios que a empresa usa para expressar a sua identidade, estratégia, posicionamento e cultura corporativa para seu público. Cada ponto de contato é uma nova oportunidade de re-afirmar a sua presença, fortalecer a marca e comunicar seu propósito. São pontos de contato: logotipo, envelope, blog, sinalização, redes sociais, brindes, site, cartazes e muitos outros pontos.

A finalidade de se ter vários de pontos de contato é poder utilizar de todos esses meios para reforçar a identidade da marca em todos eles trazendo coerência e consistência na percepção da identidade pelo consumidor ao utilizar esse produto ou serviço.

O público, mesmo tendo contato com um ponto que não seja o logotipo, deve sentir a mesma experiência através de serviço a fim de trazer clareza sobre como a marca é percebida e cada ponto de contato reforça essa atitude.  

Ser coerente através da identidade de marca é trazer para o público um sistema estruturado e unificado verbal e visualmente. Em todas as experiências que o consumidor tem com a marca, a mesma mensagem é transmitida e percebida pelo público sem ruídos algum. O sistema de identidade faz com que o reconhecimento da empresa seja imediato e dá apoio aos atributos que a empresa quer comunicar através de sua identidade.

Não é um critério uma empresa ser coerente em sua identidade. É um dever, uma obrigação, a fim de seu público possa criar elos através de experiências que o remetam sempre a mesma mensagem e a aquilo que sempre uma empresa busca comunicar como sua mensagem principal. 

A coerência na identidade traz clareza, simplicidade, estratégia, consistência e proporciona que de pequenas empresas a grandes corporações possuam a mesma cara.

Descubra por que ter uma marca coerente pode trazer inúmeros benefícios para o seu negócio
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Quer receber os melhores conteúdos direto do seu e-mail?

Assine a nossa newsletter!