Antes de começar, vamos a um exercício. Pense em alguém que você é próximo! Pensou? Agora tente, detalhadamente, definir as características dessa pessoa. Qual é o estilo dela, suas roupas favoritas, a cor que ela mais usa, os calçados que mais combinam com ela, pense em cada detalhe. Esse exercício nos estimula a buscar na nossa memória características, atributos e até mesmo a personalidade que define essa pessoa, isso é identidade.
Percebeu que no exercício anterior você buscou por elementos visuais, como roupas, óculos, cabelo etc., e por características que são próprias dessa pessoa, como comportamento, trejeitos, manias e tudo mais? Todos nós temos uma identidade e no mundo das marcas também é assim.
Se eu te perguntar qual é o nome daquele refrigerante que possui as cores azuis e vermelhas em seu símbolo, prontamente, você dirá: Pepsi. E se eu for um pouco mais além e perguntar qual o nome daquela rede de fast food que possui as cores amarela e vermelho em seu pacote de batatas fritas, você dirá: McDonald’s.
Portanto, a identidade visual é o conjunto de elementos de expressão visual e verbal que, interagindo e organizados entre si, servem para compor um sistema lógico para que manifeste os atributos e toda a estratégia que envolve aquela empresa. A identidade visual é a interpretação da essência de algo que somos capazes de descrever.
Por isso, não podemos dizer que uma identidade visual é um “logo”. A identidade visual é composta por símbolo, logotipo, marca, cores, tipografia, ilustrações, imagens e vários outros elementos que darão mais significado para a empresa.
As empresas que buscam se destacar num mercado altamente competitivo precisam usar de todos os elementos de comunicação para se tornarem mais memoráveis e diferenciadas em relação a seus concorrentes. Por isso, a necessidade latente de se ter uma identidade visual que expresse os objetivos estratégicos daquela empresa e faça com que o reconhecimento pelo seu público seja imediato.
Quanto mais uma empresa expõe os elementos que compõem sua identidade no dia-a-dia de seu consumidor, mais ela tem a capacidade de ganhar espaço na mente dele e se tornar referência no mercado.
As melhores identidades visuais estão alinhadas aos objetivos estratégicos de uma empresa, elas são: memoráveis, marcantes, autênticas, significativas, diferenciadas, perduráveis, flexíveis e agregam valor.