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8 motivos para você investir em Marketing de Conteúdo
Veja 8 motivos para você investir em marketing de conteúdo

Por Daniel Kened

Diretor Executivo

8 motivos para você investir em Marketing de Conteúdo

Antes de te dar motivos para adotar uma estratégia de Marketing de Conteúdo, precisamos deixar claro o que de fato é trabalhar com conteúdo.

Bom, apesar da grande difusão no uso do Marketing de Conteúdo como estratégia para alavancar resultados, esta não é uma ferramenta nova, pelo contrário, em 1895 era lançada a revista The Furrow, criada pela John Deere, gigante do maquinário agrícola.

A revista não tinha objetivo comercial, ela se propunha a levar conhecimento aos fazendeiros de novas tecnologias e informações do meio, para que pudessem aperfeiçoar suas técnicas.

Veja como é, a John Deere se posicionou junto aos seus potenciais clientes como educadora, levava conhecimento para eles, dessa forma, quando de fato aparecia a necessidade da aquisição de algo relacionado, era dela que os fazendeiros lembravam.

Podemos, então, definir o Marketing de Conteúdo como um conjunto de ações para levar conhecimento, informação e educação ao mercado, despertando interesse nos clientes e potenciais clientes.

Agora que você já sabe o que é, preciso te dar os porquês!

O Marketing de Conteúdo tem ganhado a atenção dos profissionais da área por motivos que o dão vantagens frente ao marketing tradicional, e aqui lhe apresento 8 deles. Vamos lá:

  1. Credibilidade: como consumidores, procuramos sempre o produto que atendam as nossas necessidades, mas que seja de confiança, seja referência. Se você gera conteúdo de valor, que seja interessante e de qualidade, esse conteúdo de credencia como especialista do seu ramo, você vira referência, ganha respeito no mercado.
  2. Gera vendas: com sua estratégia de Conteúdo bem alinhada e executada, você consegue conduzir os seu público através do seu conteúdo até à compra de fato.
  3. Fidelização dos clientes: ele já mostrou que se interessa pelo seu conteúdo, consumiu deste e fechou negócio com você: sinal de confiança. Continue a gerar conteúdo de valor que este é um cliente fiel.
  4. Exposição da marca: o seu conteúdo de qualidade vai ser resultado de pesquisas no Google, ele vai ser encontrado e compartilhado, e com ele vai junto a sua marca.
  5. Educação do mercado: talvez o seu ramo de negócio não seja dos mais simples e dúvidas venham aos montes para os seus clientes. Aí entra o seu papel de gerador de conteúdo, responda as dúvidas do seu público, ensine como fazer, mostre o caminho. A decisão de compra pelo seu produto vai ser consciente, seu cliente saberá exatamente o seu valor e o que ele está consumindo.
  6. Satisfação do cliente: posso dizer que essa sensação de “bom negócio” no cliente chega antes mesmo dele realizar de fato a compra. Ele já te conhece, sabe do seu valor, confia no seu trabalho. Ele será um cliente satisfeito.
  7. Redução do Custo de Aquisição de Clientes: ter um blog é gratuito, abrir uma conta no Facebook, Instagram, enfim, é de graça, você não paga por isso. E mesmo promovendo o seu conteúdo, que você produziu com qualidade e para as pessoas certas, você não precisa de um orçamento tão oneroso quanto o necessário nas tradicionais mídias. Uma estratégia bem planejada, segmentação bem-feita e o pouco dinheiro que você tem (ou nenhum), você tem resultados reais.
  8. Controle: você já deve ter ouvido falar das métricas do Marketing Digital, pois bem, com elas você acompanha a performance das suas postagens, do seu conteúdo, em tempo real. Imediatamente você consegue identificar o que funciona e o que não funciona, qual tipo de conteúdo te dá mais resultados.

É isso, trabalhar com conteúdo na sua estratégia de marketing traz vantagens, para o seu negócio e para o seu cliente. Marketing de Conteúdo não é só uma tendência, é realidade, com diversos cases de sucesso. Seja porta-voz do seu próprio negócio. Seja entendedor. Seja referência. Seja lembrado… ou melhor, seja requisitado!

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